O que é a BEEM?
Por séculos, a biblioteca foi responsável pelo armazenamento e gestão do conhecimento restritivamente através de materiais impressos. Com o advento das TDICs - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação -, esse conhecimento começou a ser armazenado e compartilhado através de diferentes formatos, além do físico.
Apesar da mudança ocorrida na forma como as bibliotecas armazenam e disponibilizam seus recursos, sua essência continua a mesma: ser responsável pela localização, tratamento, armazenamento, recuperação e disseminação da informação.
Essa transformação social passou a exigir dos sujeitos novos saberes, tornando a busca e avaliação das informações encontradas na rede uma habilidade essencial, que garante aos cidadãos uma participação crítica e ativa na sociedade contemporânea.
A Biblioteca Escolar tem papel ativo nesse processo, pois é sua função formar a comunidade para os novos saberes informacionais. Avaliar a fidedignidade de informações, reconhecer os elementos constitutivos dos textos jornalísticos, distinguir fatos de opiniões, selecionar informações e avaliar sua qualidade e utilidade, são, segundo a BNCC e outros currículos, habilidades essenciais na formação dos estudantes da educação básica.
O processo de ensino-aprendizagem tem se transformado ao longo do tempo, exigindo que os professores tomem um novo posicionamento no seu papel de educador. A biblioteca escolar precisa acompanhar essas mudanças e dialogar constantemente com seus usuários, trabalhando de forma colaborativa junto à equipe pedagógica, fomentando a leitura e criando estratégias para que seus alunos estejam preparados para buscar e consumir de forma crítica as informações encontradas na rede.
A BEEM - Biblioteca Escolar e Multiletramentos - nasce com a missão de potencializar o uso das bibliotecas, tornando-as espaços pedagógicos de formação crítica e imaginativa, além de orientar a comunidade escolar a como melhorar sua relação com a informação e conhecimento.
Tenha uma biblioteca que dialogue com as práticas educacionais contemporâneas. Seja BEEM.
"Apaixonada por educação e pelo poder que a leitura exerce na formação crítica e imaginativa dos seres humanos, sonho em transformar a vida de crianças e adolescentes estimulando suas potencialidades leitoras e escritoras.
Dez anos aprendendo com os melhores profissionais da área, em escolas renomadas. Antenada às novas tecnologias e propostas inovadoras na área educacional, acredito que a biblioteca é o coração da estrutura escolar, pois oferece recursos que potencializam o aprendizado. Além disso, é corresponsável pelo letramento informacional e midiático dos estudantes, habilidades essenciais para a garantia do direito à liberdade de opinião e expressão, condição máxima para a manutenção do sistema democrático."
Poliana é uma consultora educacional, especializada em bibliotecas escolares. Nos últimos 10 anos, tem trabalhado com
multiletramentos em escolas de referência. Alguns dos projetos desenvolvidos incluem planejamento estratégico, atualização de acervo, desenvolvimento de currículo pedagógico, fomento à leitura, formação de equipes e oficinas de letramento informacional e midiático para estudantes e educadores.
Poliana é estudante de Biblioteconomia pela USP e tem certificação em Educação Digital pela Teachers College da Columbia University. Ela é membro ativa na Associação Internacional de Bibliotecárias Escolares.
Quando não está trabalhando, Poliana gosta de viajar com sua família e amigos e ver o mundo através dos olhos de sua filha Maria Flor, de 13 anos.