Consultoria para Bibliotecas Escolares
A biblioteca faz parte da organismo escolar e, assim como os outros segmentos, deve ter objetivos educacionais e clareza de como atingi-los.
Uma estrutura física adequada, equipe qualificada, recursos materiais e um currículo bem desenvolvido são requisitos mínimos para o bom funcionamento de qualquer dispositivo educacional, e com a biblioteca isso não deve ser diferente.
Um dos serviços oferecidos pela BEEM é a construção de um currículo que respeite a limitação de tempo, espaço e equipe de cada escola, usando estratégias de Aprendizagem Visível e Planejamento Reverso no desenvolvimento das aulas.
O currículo da biblioteca deve abordar quatro eixos essenciais: Acolhimento à comunidade, Estímulo à Ciência, Formação Crítica e Formação Imaginativa. Os multiletramentos apoiam esse trabalho, através da inserção de habilidades relacionadas ao Letramento Informacional, Midiático e Literário.

Entender. Planejar. Desenvolver.
Oficinas de Educação Midiática
A educação midiática tem sido considerada elemento essencial para o desenvolvimento de habilidades que nos permitam transitar na web, consumir informações e produzir conteúdos de forma ética e responsável. Ao relacionar práticas escolares e sociais, a escola tem como objetivo formar sujeitos críticos e que possam participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para isso, precisam estar atentas às mudanças e incluir em seus currículos práticas que dialoguem com a realidade de sua comunidade, incorporando assim as TDICs - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - e suas linguagens. A BEEM desenvolveu uma formação que engloba tanto aspectos da desinformação, como as fake news, até segurança na rede e comportamento ético.
Formato:
- 4 encontros de 1h30 cada um;
- A cada dia, uma temática diferente será apresentada;
- Nossa equipe é formada por jornalistas, pedagogos e bibliotecários;
- Utilizamos metodologias ativas em todo o processo, respeitando os conhecimentos prévios dos participantes e trazendo exemplos reais, que dialogam com o dia a dia dos jovens.
Oficinas de Letramento Informacional
De acordo com a American Library Association, "a alfabetização informacional é um conjunto de habilidades que exige que os indivíduos reconheçam quando a informação é necessária e tenham a capacidade de localizar, avaliar e usar efetivamente essa informação". Diversos órgãos internacionais, assim como a Base Nacional Comum Curricular, reforçam a importância do Letramento Informacional para a formação de um estudante apto à realizar pesquisas eficientes através dos recursos informacionais contemporâneos.
Pensando nisso, a BEEM desenvolveu a CRIA, uma metodologia dividida em 4 etapas para auxiliar os alunos no processo de pesquisa.
Formato:
- 4 encontros de 50 minutos cada um;
- A cada dia, uma temática diferente será apresentada;
- Nossa equipe é formada por jornalistas, pedagogos e bibliotecários;
- Utilizamos metodologias ativas em todo o processo, respeitando os conhecimentos prévios dos participantes e trazendo exemplos reais, que dialogam com o dia a dia dos jovens.